Dores na coluna podem ser causadas pelo colchão

Segundo especialistas, cerca de 90% das dores na coluna e em outras partes do corpo são causadas por um colchão inadequado ao biotipo da pessoa. 

Nem muito firme, nem muito macio: para evitar dores na coluna, seu colchão deve ser equilibrado.

As dores na coluna costumam aparecer quando seu alinhamento fica prejudicado na cama, por causa do colchãoe da posição em que você está dormindo. Se o seu colchão for duro demais, ou seja, de uma densidade maior do que a que você precisa, então seus músculos vão ficar tensos (para compensar o desconforto), fazendo com que sua coluna não fique na posição correta, desenvolvendo, portanto, a dor.

Caso o seu colchão seja macio demais (de uma densidade inferior a que você precisa!), ele fará com que seus quadris, ombros e coxas não encontrem sustentação nessas estruturas e a coluna também não consegue se manter na posição correta.

É por isso que é importante comprar um colchão adequado pra você e para seu corpo, evitando que opte por um que possa ser o responsável por suas desagradáveis dores na coluna.

Existem muitos mitos divulgados por aí a respeito da densidade ideal dos colchões. Algumas pessoas acreditam que o melhor é um colchão bem firme, quase duro. Outros preferem os mais macios por aparentarem garantir mais conforto. Na verdade, as duas informações estão equivocadas.

Um colchão muito macio, como um muito duro, podem causar problemas na sua coluna. Cada tipo de colchão é desenvolvido para um tipo físico diferente, por isso é tão importante saber escolher o ideal para você!

VIDA ÚTIL
Tenha o hábito de rodar o colchão pelo menos uma vez por mês, para que o peso seja distribuído corretamente e não haja sobrecarga em um único ponto. Para mantê-lo limpo, a sugestão é tirar o lençol e deixá-lo ventilando em ambiente fresco, mas sem sol, pois o calor serve de combustível para micro-organismos. Outra dica é usar o aspirador para tirar a poeira. Lembre-se de respeitar o prazo de validade do colchão. Quando a superfície tomar a forma do corpo, é sinal de que precisa ser trocada.